segunda-feira, dezembro 09, 2013

Rastreamento de Câncer de Próstata


Hoje, "jovem" da minha idade, 37 anos, perguntou-me se fez muito errado em "riscar" um PSA da lista de exames que um renomado médico de Porto Alegre, sócio proprietário de uma bela e bem sucedida organização de "prevenção, qualidade de vida, bem-estar e saúde", havia lhe solicitado. Assintomático e sem história familiar, carregava mitos em relação a possibilidade daquilo lhe conduzir ao toque retal. Desconhecia qualquer outro risco da investigação ou possíveis desdobramentos.

Inicialmente disse que não gostaria de opinar. Imediatamente refleti, mentalmente, o significado daquela atitude: estava abdicando de ser médico. Sei que "não estava médico" naquele momento, por se tratar de um conversa informal. 

Eis que fui provocado por um terceiro. E não me aguentei!

"Bah, Guilherme tem uma visão um tanto quanto radical nestas questões de prevenção, não acha importante", disse.

Discuto várias questões controversas e confesso que minha tendência pende quase sempre para o lado conservador. Mas no caso em questão, não há controversa até que evidências contrárias surjam. Não sou eu quem diz, é a própria Sociedade Brasileria de Urologia, com toda sua tendência intervencionista: "A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) acaba de atualizar suas recomendações para o câncer de próstata e lança um livro com a compilação desses dados durante o 34º Congresso Brasileiro de Urologia, de 16 a 20 de novembro, em Natal (RN). Vinte e cinco especialistas - entre eles, urologistas, oncologistas e radioterapeutas - se debruçaram por dois anos sobre os últimos estudos da doença para definir diretrizes a serem seguidas pelos médicos brasileiros. Entre as novas indicações da entidade está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos. "É uma tendência mundial essa mudança. Ela é baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos", diz o presidente da SBU".

Isto é o que pensa quem descobriu o PSA.

Respondi que é por causa de gente que faz má Medicina, pedindo testes inadequadamente, que vamos todos abraçados para o fundo do poço: médicos e pacientes, o sistema de um modo geral. 

Naturalmente, mudamos de assunto. Por óbvio, também não foi assim que pude "ser médico".

Não está fácil...

Assim como existe o "rei dos camarotes", há os "reis da prevenção" - e seus discursos, inegavelmente, são sedutores:  


Quem não quer não ter câncer de próstata?

Luis Cláudio Correia, colaborador deste espaço, escreveu Screening para Ca de Próstata - Há Evidências? em seu outro Blog.

Mais recentemente a US Preventive Services Task Force publicou recomendações que, se são questionáveis em alguns pontos, não deixam dúvida quanto ao que fazer com indivíduo com menos de 40 anos, assintomático e sem história familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...