quinta-feira, novembro 12, 2015

Abaixo-assinado pede que eventos científicos não sejam mais patrocinados por indústrias alimentícias

Terminou o XVII Congresso da Sociedade Latinoamericana de Nutrição, na República Dominicana. Representantes de organizações e universidades de países da América Latina e América do Norte assinaram um abaixo-assinado ao novo Presidente da Sociedade Latino-Americana de Nutrição - SLAN, Dr Juan Rivera Dommarco.

A carta pede que as indústrias de alimentos e bebidas não sejam mais aceitas como patrocinadoras de conferências de alimentação e nutrição, incluindo a Reunião SLAN, visto que estas indústrias contribuem com a atual epidemia de doenças crônicas no mundo.

Confira o abaixo-assinado enviado ao presidente da SLAN:

Estimado Juan,

Muitas regiões do mundo passam por uma epidemia de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis relacionadas a dietas pouco saudáveis. É, portanto, problemático que muitas empresas da indústria de alimentos e bebidas que contribuem para este problema sejam patrocinadoras de conferências sobre alimentação e nutrição, incluindo a reunião da Sociedade Latinoamericana de Nutrição (SLAN) em Punta Cana, 2015. Essas mesmas corporações contribuem destruindo sistemas alimentares e práticas culinárias tradicionais, minando a soberania alimentar e criando problemas ambientais.

A decisão de patrocínio por parte dessas corporações é motivada pela necesidade de proteger seus interesses e para vincular sua imagem de marca, cada vez mais ameaçada, com uma mensagem de saúde e bem estar. Há um sentimento crescente de indignação, e a demanda de muitos estudantes, profissionais e cientistas é promover uma mudança. É possível realizar reuniões científicas com o financiamento de fontes independentes. Com o apoio de todos podemos conseguir que a SLAN, com a sua nova liderança, seja um exemplo para a região e seja um precedente em termos de políticas claras e éticas de patrocínio a eventos para evitar conflitos de interesse .

O abaixo-assinado (professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da área de nutrição) estão empenhados em apoiar a SLAN e sua nova liderança para:

1. Não permitir mais que seus congressos sejam patrocinados por corporações de alimentos e bebidas que fabricam produtos que põem em risco a saúde da população e do planeta.

2. Adotar uma norma de conflitos de interesses e orientações em relação à organização de eventos científicos e outras atividades.

3. Promover a adoção deste Norma por afiliadas na Região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...