Cláudia Collucci já havia trabalhado em tema em matéria no ano passado (Leia Peso da indústria pode estimular mais cirurgias de coluna), época em que contribui sugerindo que "sabemos dos exageros, mas fazemos de conta que não sabemos". O Hospital Albert Einstein de alguma forma expõe a si próprio, demonstrando muita maturidade. Sem fazer de conta que não sabe, é alguém tentando, e isto é louvável em um cenário onde impera grande e confortável cortina de fumaça. Críticas até justificadas surgirão, mas que sirvam para aprimorar o trabalho, e não para cerceá-lo.
Ambicionamos aqui estimular ainda mais o debate acerca da relação entre a Medicina e as indústrias de medicamentos e tecnologias, e da forma como tem colocado em risco a credibilidade da Medicina Baseada em Evidências. Que consigamos viabilizar um espaço de diálogo altamente saudável, científico e construtivo.
sábado, abril 20, 2013
Projeto do Hospital Albert Einstein busca evitar conflitos e padronizar procedimentos cirúrgicos
Em dois anos, dos 1.679 pacientes que chegaram com pedido médico para a operação, só 683 (41%) foram confirmados como realmente necessários. Os resultados foram apresentados anteontem em fórum internacional de qualidade e segurança do paciente, em Londres [LEIA NA ÍNTEGRA AQUI].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário