segunda-feira, dezembro 04, 2023

Congressos médicos contemporâneos

Observei, na semana passada, um congresso médico de especialidade que não é a minha, ao acompanhar familiar participante. Não fui ao evento propriamente dito, mas o vivenciei de posicionamento e perspectivas interessantes. Ocorreu em uma das cidades litorâneas brasileiras que mais gosto.

Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de discutir a relação entre médicos e farmacêuticas. E não surgiu essa vontade lá, como em momento em que fui convidado para um "Luau da Indústria", limitando-se apenas a dizer que não estava disposto a sair naquele noite. Não me sentiria à vontade e não tive vontade alguma de explicar as razões e suscitar os tradicionais debates que advêm deles, com expressões manjadas do tipo "isso não é problema para gente de bem como nós". Passado o evento, resolvi voltar aqui no Blog, onde lê quem quer, para descrever um pouco a experiência:

Já nas semanas que antecederam o evento, fiquei sabendo que vários médicos residentes estavam indo com passagens e/ou estadias cobertas por "parceiros dos laboratórios". Havia uma atmosfera de absoluta normalidade nisso.  

Justificativa frequente para essa ajuda de custo ressalta o "papel desempenhado pela indústria da saúde na qualificação e atualização do profissional médico, contribuindo muito para a disseminação de conhecimento atualizado, considerando ainda a velocidade com que as transformações e inovações ocorrem nesse campo". Interessante, no entanto, o caso de um médico que disputou comigo o título de quem mais aproveitou a piscina do hotel durante o período, estando eu ali justamente para isso; ele, em tese, inscrito no congresso. 

Interessante também essa ajuda de custo em contexto onde, para residentes do Brasil todo, o último dia de evento foi num barco com Open Bar. Não sei ao certo se o passeio foi pago pela indústria ou se cada um pagou o seu (até fiquei com a impressão de que pagaram individualmente), mas o fato é que houve patrocínio para muitos deles estarem lá. O pretexto público é sempre qualificação e atualização, mas perderam então 1/3 do evento, trocando um dia inteiro de atividades educativas por passeio de barco e outras coisas boas. Na prática, é diversão bancada parcialmente por laboratórios, com a bolsa de residência entrando integralmente, em período em que, não estivessem no congresso, a maioria estaria trabalhando ou, pelo menos, em regime de sobreaviso. 

Após o penúltimo dia do evento, na piscina, dois médicos experientes, na faixa dos 65 anos, conversavam alto acompanhados das esposas, que foram "minhas parceiras" frequentes de piscina durante o período:

- Você viu que houve cancelamento do vôo da Gol e mudaram para um da LATAM (ou ao contrário)?

- Vi, mas ficou tudo mais ou menos nos mesmos horários, na prática não muda quase nada.

- Problema é que, na reserva nova, vamos ter que pagar as malas.

- Ah, isso não tinha visto!

(silêncio) 

- Liga para a propagandista loirinha, aquele meio assanhada, e pede para ser com bagagens inclusas!

- Ela é uma gracinha, disse o outro com cara de malícia. Mas resolve pouco. Vou ligar direto para o [e falou um nome masculino].

As duas senhoras que acompanhavam presenciaram aquilo como que alheias. Algum tempo depois:

- Pronto, resolvido, temos as bagagens.  

Voltando ao Luau que não fui, e depois fiquei pensando que deveria ter ido para incrementar a discussão aqui, ainda mais que estava em cenário distante de minhas especialidades médicas...

Reuniu médicos de várias matizes, novos e experiências, influentes e aqueles que ainda buscam um lugar ao sol.... Lembrei imediatamente dessa descrição a seguir. Claro que, no texto original, mais direcionada para propósitos educacionais: “Conectar os melhores com os mais brilhantes” é o objetivo de todas as iniciativas. Mas, ao cabo, como eles mesmo escrevem, a "Pirâmide de Influência" pode ajudar. Além disso, a diversidade pode ainda ajudar a indústria a se aproximar de DOL's, havendo muito potencial entre a turma jovem. Não sabe o que é DOL, clica ali.


Leituras complementares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...