terça-feira, julho 30, 2013

Médicos querem mudar definição de câncer, merecem destaque e aplausos

Sem entrar no mérito de todas as recomendações, é bastante positivo ver o assunto overdiagnosis sendo tratado abertamente por sub-especialistas. Estimula uma mudança de olhar que os favorece. Ao reconhecer que se sentem obrigados a tratar ou a remover, dão outra explicação para pouco respeitarem recomendações de conduta expectante em subgrupos de pacientes com câncer de próstata, por exemplo. Ao não reconhecerem estas pressões, favorecem a interpretação, simplória demais, de que médicos submetem pacientes a procedimentos desnecessário visando o lucro apenas.

DO "NEW YORK TIMES"

Um grupo de especialistas conselheiros do Instituto Nacional de Câncer dos EUA recomendou mudanças na forma de detectar e tratar os tumores, incluindo alterações na definição da doença e até a eliminação da palavra "câncer" de alguns diagnósticos.

As sugestões foram publicadas esta semana no "Journal of the American Medical Association".

Condições pré-malignas, como o carcinoma ductal in situ na mama - lesão localizada que muitos médicos não consideram como câncer -, deveriam ser rebatizadas sem a palavra carcinoma, dizem os especialistas.

Assim, os pacientes ficariam com menos medo e procurariam menos tratamentos desnecessários e arriscados como a remoção das mamas.

O grupo também sugeriu que muitas lesões detectadas em exames de mama, próstata, tireoide e pulmão não deveriam ser chamadas de câncer, mas de IDLE (a sigla, que quer dizer indolente em inglês, significa lesões indolentes de origem epitelial).

Algumas dessas mudanças devem levar anos para acontecer e parte dos especialistas discorda delas, mas o relatório pode mudar o tom do discurso sobre o câncer.

O motivo por trás do pedido de mudança é a preocupação com as centenas de milhares de pessoas se submetendo a procedimentos desnecessários e arriscados para tratar leões pré-malignas ou tumores de crescimento tão lento que podem nunca causar dano.

O advento de exames muito sensíveis nos últimos anos aumentou a chance de achar os chamados "incidentalomas" - lesões encontradas por acaso e que não chegariam a causar sintomas.

O problema é que, uma vez que a lesão é descoberta, os médicos se sentem obrigados a fazer biópsia, tratar e removê-la. "Ainda temos dificuldade de convencer as pessoas que achados em testes como mamografia e PSA nem sempre são doenças malignas que vão matá-las", afirma Harold Varmus, diretor do Instituto Nacional de Câncer.

O problema em mudar a nomenclatura, segundo Larry Norton, do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, é ainda não dá para dizer com certeza aos pacientes quais tumores são indolentes e quais vão matá-los.

Norton afirma, no entanto, que é preciso melhorar a comunicação com o paciente. "A terminologia é só um termo descritivo e precisa ser explicada. Mas não dá para mudar centenas de anos de literatura médica só mudando a nomenclatura."

O grupo de trabalho do Instituto Nacional de Câncer também pediu mais pesquisas que ajudem a distinguir tumores de crescimento lento daqueles mais agressivos.

"Isso é bem diferente do pensamento de 20 anos atrás, quando achar um câncer significava um risco enorme de morrer", diz Varmus.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...